Ilhéus promove Festa da FamÃlia em Olivença
Em parceira com a Escola Nucleada de Olivença, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Olivença, realizou, no último sábado, 05, na sede da Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas do Cacau (STAC), a Festa da Família, com os usuários do serviço. O evento contou com atividades como aula de zumba, tiro ao alvo, cantiga de rodas, desfile da vovó, dança com bolas, concurso de piadas, corrida de saco, show de talentos, dança das cadeiras, mímica, baleado, futebol, entre outras.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, “as atividades que o Cras realiza em parceria com outros órgãos só tendem a ajudar a comunidade a alcançar as políticas públicas a ela destinadas”. Durante todo o dia, houve também palestras, como a ministrada pela psicóloga Mariana Damous, com o tema “A importância e o significado da família” e outra sobre “Alimentação Saudável”, com a nutricionista Gidalva Oliveira.
Em suas atividades, o Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de bairros próximos. Em Ilhéus, as unidades do programa podem ser encontradas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela, Banco da Vitória e sua extensão no Salobrinho.
O programa funciona como a “porta de entrada” para os serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), oferecendo serviços de orientação e proteção básica em áreas de maior risco social. Além de disponibilizar para os usuários da rede socioassistencial atendimento psicossocial, encaminhamento para diferentes tipos de atendimento na sede da secretaria. O Cras também possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.